top of page

Sobre a Chapa 12

Frente RJ

Em Defesa da Psicologia

Conheça a nossa História 

Contamos com o seu voto na Eleição para o CRP-RJ

Mobilização por um projeto de gestão responsável
do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro.

Como surgiu a Chapa Frente RJ

Trinta pessoas diversas, de saberes múltiplos e origens distintas — cada uma com sua trajetória, seus sonhos e inquietações — sentaram-se à mesma mesa. Um compromisso comum pulsando em cada fala os uniu — o desejo por  uma gestão do Conselho Regional de Psicologia que seja, fundamentalmente plural, ética e comprometida com a defesa da profissão. Dessa escuta coletiva e afetuosa nasceu a Chapa Frente RJ.

Mais do que uma estratégia, nossa frente é um pacto. Um pacto entre diferentes iniciativas e pessoas independentes que se reconhecem nas suas divergências, mas escolhem caminhar juntas porque compartilham valores e uma causa maior. É a resposta madura e generosa ao desafio de fazer política com profundidade, sem abrir mão de princípios.

Em tempos em que a pluralidade parece ameaçada e em que os direitos profissionais, humanos e sociais correm riscos, formar uma frente é um ato de resistência e de construção. Unir forças é, portanto, um caminho necessário: para amplificar vozes, otimizar recursos, somar experiências e aumentar o alcance da mobilização. Não se trata apenas de vencer uma eleição — trata-se de constituir uma representação que honre a diversidade da categoria, que se oponha a retrocessos e que promova transformações estruturais no fazer psicológico.

Nossa iniciativa vai além da proposta eleitoral. Ela é também pedagógica, política e afetiva. Ela mostra que é possível trabalhar com as diferenças em nome de um bem comum, que é possível sustentar o debate sem perder o respeito, e que é possível fazer gestão com escuta, com democracia real, com coragem para mudar.

É por isso que nos unimos: para afirmar que a Psicologia que defendemos é comprometida com uma atuação competente e socialmente referenciada, anticapacitista, antirracista, feminista, laica, antimanicomial comprometida com os direitos das populações LGBTQIA+, com a justiça territorial, econômica e ambiental. E que o Conselho que queremos precisa estar à altura dessas lutas, atento às novas formas de sofrimento e às urgências do nosso tempo.

Esse projeto coletivo tem nome: Frente RJ pela Defesa da Psicologia. E ele começa com pessoas engajadas na luta pela categoria.

Por que seguimos em Frente?

Nos últimos anos, a Psicologia brasileira tem sido desafiada por retrocessos nas condições de trabalho, nos direitos humanos, e nas políticas públicas. Nesse cenário, torna-se ainda mais urgente fortalecer o papel do Conselho como instrumento de defesa da profissão, da ciência psicológica e de seu compromisso com a transformação social.

Foi com esse propósito que se consolidou a Frente em Defesa da Psicologia — um movimento nacional que ultrapassa siglas e grupos, reunindo profissionais, docentes, pesquisadoras, estudantes e entidades científicas, sindicais e sociais. A Frente nasce da convicção de que a Psicologia precisa estar à altura das demandas do nosso tempo, sem abrir mão de seus fundamentos éticos, científicos e de justiça social. Clique aqui para conhecer a história do surgimento da Frente em Defesa da Psicologia Brasileira em 2019.

A Frente em Defesa da Psicologia é, antes de tudo, um projeto de compromisso com a categoria e com a sociedade. Em 2025, a Frente RJ busca garantir que a Psicologia continue sendo uma profissão pública, crítica e indispensável na construção de um país mais justo, plural e solidário. 

 

"Não será a Psicologia Brasileira instrumento de promoção de sofrimento,

do preconceito, da intolerância e da exclusão."  (Pedro Paulo Bicalho)


Vamos em Frente ! Para o CRP-RJ, vote 12 !
 

Logo_Frente2025_completa cor02.png
bottom of page